Por Alex
Sextou e vamos em busca daquele som novo pra curtir no fim de semana. Confira algumas dicas!
Pra começar, se você ainda não ouviu falar, o Bandcamp Friday é uma iniciativa do site Bandcamp (que é tipo uma loja/streaming focada em música independente, underground e alternativo). O app no telefone funciona bem melhor que o site, diga-se de passagem.
Aqui no PauleraCast, o Alex e o Professor são usuários assíduos da plataforma e quando sobra um troquinho, a gente vai às compras, principalmente na primeira sexta feira do mês!
Quando rola o Bandcamp Friday, a plataforma abre mão da taxa que normalmente cobraria dos artistas. Então é um momento legal pra dar aquela ajudinha extra pro seu artista ou banda favoritos. E não é só pra música – quase 100% da grana que você paga por um álbum, single ou item de merchãn vai direto pra banda!
Muita banda de metal que vive de forma independente principalmente ou sem uma grande gravadora por trás, recorre ao Bandcamp para poder comercializar seu som. Então cada venda faz diferença real — ajuda a pagar gravação, prensagem de CD/vinil, gasolina pra turnê, pedágio, corda de guitarra, baqueta, até cerveja no backstage, ou águinha mesmo pra quem não bebe, como é o caso do Alex!
Vira tipo um “apoia a cena underground” global, mas com data marcada: naquelas sextas, a galera pode dar aquela força pras bandas que ama, sabendo que a grana vai mesmo pros músicos. Se você tá sem grana, sem problemas, também. A plataforma é bem democrática e disponibiliza muitas faixas dos discos de maneira gratuita via streaming. A vantagem de comprar claro, no caso dos discos em formato digital é poder fazer o download e ter com você pra sempre (ao contrário de plataformas de streaming como Spotify).
O que compramos hoje

Nas comprinhas dessa sexta-feira, resolvi pegar bandas do selo Inner Wound Recordings, que também distribuiu os brasileiros do Soulspell e Vandroya!
Começando por algo mais podrão, peguei o Cry of the Lost, lançado em 2021, de uma banda suíça de folk/black metal chamada Morgarten. Pra quem é chegado em uma pegada Dimmu Borgir misturado com Finntroll e cansou das mesmas, o Morgarten caí como uma luva! Tá recheado de elementos épicos, mesclando melodia com os vocais guturais de black metal. O nome do grupo vem da Batalha de Morgarten (1315), onde confederados suíços derrotaram os austríacos numa guerra sangrenta. Pra adicionar mais sabor a essa danação toda, o que mais me chamou a atenção foi a produção que ficou bem top. O Cry of the Lost foi mixado por Jens Bogren (Opeth, Dimmu Borgir) e masterizado por Tony Lindgren (Eluveitie, Sepultura).

Pra curar dessa desgraceira toda, no bom sentindo lógico, resolvi gastar mais uns mirréis numa banda brasileira e o disco escolhido foi o Acoustic Live dos mineiros-celtas-irlandeses do Tuatha de Danann. Pra muitos, essa banda já dispensa apresentações e na minha busca por completar coleções de bandas brasileiras que ouço há muitos anos e não tenho discos ainda, esse disco veio a calhar e ajudar a esquentar um pouquinho a entrada para o outono Irlandês.

O Acoustic Live foi lançado em 2009 com áudio retirado do DVD de mesmo nome. Sim, jovens, outrora tinha uma parada que se chamava DVD e ligava na TV pra assistir a um show! Tive a sorte de ter visto o Tuatha duas vezes, em 1998 abrindo um show do Blind Guardian (que também teve abertura do Symbols – alô Edu Falaschi!), e outro na primeira edição de um festival chamado Live n Louder no estádio da Portuguesa lá em 2005. Tava com saudades de ouvir um show ao vivo desses caras e um acústico ainda foi a cereja do bolo!

Links desse post:
https://innerwound.bandcamp.com/album/cry-of-the-lost
https://tuathadedanann.bandcamp.com/album/acoustic-live
Nosso perfil no Bandcamp: https://bandcamp.com/pauleracast



Deixe um comentário