PauleraCast

O podcast agora também tem site!

Aqui o assunto é o bom e velho ‘roque paulera’! Sem o ‘i’, mesmo!

Depressão? Marque uma consulta com Dr. Kevin Moore e o super grupo OSI

Por Alex

A guerra rolava solta com a invasão russa na Ucrânia e falar sobre uma banda com o nome de O.S.I. ou Office of Strategic Influence (tradução livre – Escritório de Influência Estratégica), vinha bem (ou mal) a calhar. Lá no segundo episódio da terceira temporada do #PauleraCast, Erick e Alex repassaram a curta mas eficiente discografia do super grupo de metal progressivo.

AVISO: Atenção nerds, isso não é um artigo sobre camada OSI de redes de computadores!

O Office of Strategic Influence (OSI) foi um órgão criado pelos EUA logo depois do 11 de setembro de 2001. A ideia era fazer operações de propaganda e desinformação para influenciar a opinião pública no exterior, especialmente em países do Oriente Médio. Ele virou polêmico porque incluía até espalhar notícias falsas para manipular a percepção sobre os EUA. Por causa da má repercussão na mídia, o governo fechou oficialmente o OSI em 2002.

Resumão: era um órgão do Pentágono pra guerra psicológica e propaganda, mas pegou mal porque envolvia fake news e foi dissolvido rapidinho. Mesmo aconteceu com a banda homônima. Segue o fio.

Pra começar, o super time contava nada menos do que Dr. Kevin Moore (ex-Dream Theater, Chroma Key e atual psiquiatra), Jim Matheos, o nosso querido Jaiminho Mateus – um dos melhores guitarristas mais desconhecidos do mundo (Fates Warning e outras tantas cacetadas de bandas), Mike Portnoy (precisa mesmo apresentar esse cara?), Steven Wilson (esperamos também, mesmo que você seja novo no mundo rock progressivo que você ja tenha pelo menos ouvir falar desse nome) e talvez um cara menos conhecido Sean Malone no baixo. Bom, aqui que fica a ironia né – tudo relacionado a rock e metal progressivo vamos combinar, não é nada muito conhecido.

Enfim, na eterna tentativa de perder seguidores, esse post é para resgatar esse episódio que foi bem divertido de gravar e contar as curiosidades desse super grupo. Se você nunca ouviu falar, a gente recomenda e muito! O estilo musical, apesar de se calcado logicamente no rock e metal progressivo por conta da carteira de trabalho desses músicos, mistura muita coisa boa, deixando o som bem eclético. Não exatamente acessível mas digerível, vá! Tem muitos elementos eletrônicos, criando um ambiente bem atmosférico, som mais “espacial / escuro” em certas faixas. Tem várias faixas que ilustram bem isso, mas pira só nessa aqui.

As letras do primeiro disco, auto-denominado “Office of Strategic Influence” têm temática política/inspirada no órgão de propaganda real que falamos acima. Como a CIA não foi atrás desses caras, escapando da censura, conseguiram lançar mais três discos – Free em 2006, Blood em 2009 (meu favorito) e Fire Make Thunder de 2012.

Outra curiosidade pra quem curte Opeth. Sim, ele próprio, o Mikael Åkerfeldt teve uma breve aparição no OSI. Ele foi convidado pelo Jim Matheos (guitarrista e fundador do projeto), e até chegou a gravar algumas ideias vocais pra uma faixa do álbum de estreia (Office of Strategic Influence, 2003), mas no fim não entrou na versão final. Quem assumiu os vocais principais foi o Kevin Moore (ex-Dream Theater). Que por sinal ficou legal pra cacete. Ele devia ter cantado mais ainda no Dream Theater!

Já dei muito spoiler por aqui. Então tá esperando o quê – confira aí o recorte do nosso Resenhão de OSI!

2 respostas para “Depressão? Marque uma consulta com Dr. Kevin Moore e o super grupo OSI”.

  1. Jim Matheos: O melhor guitarrista do mundo que ninguém conhece, by PauleraCast.

    Curtir

  2. […] que ninguém conhece”, by PauleraCast. Mas, como a vida gosta de coincidências, o Alex mandou um artigo sobre o OSI, e decidi guardar esses rabiscos por mais um tempo. Ainda assim, a hora de falar de Jaime Mateus […]

    Curtir

Deixe um comentário

Autor

Avatar de PauleraCast

Written by

Categorias